segunda-feira, 18 de novembro de 2019 - 02h11min
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   Tudo começou com o projeto educacional com aulas de pré-escola implantado, em Ponte Nova, pela pedagoga Maria Christina Fonseca Penna, a partir de 5 de fevereiro de 1985, tendo como entidade mantenedora a Sociedade Cultural Orlando Fonseca.    Este marco no ensino pontenovense ultrapassou fronteiras geográficas, reforçando os pilares da educação montessoriana, estruturada por Maria Montessori (*1870 / +1952), a primeira mulher italiana a se formar em Medicina.    Anos depois, a escola tem turmas de ensino infantil, fundamental e médio, comemorando excelentes índices de aprovação de seus estudantes em vestibulares e exames similares. Para tanto, foram diversos os fatores de evolução, e, de fato, um deles foi a implantação, em 3 de janeiro de 1993, da Cooperativa Educacional dos Funcionários do Instituto Montessori/Coopessori. Verificou-se processo inédito no Estado, tendo funcionários e professores como autogestores.    Hoje, o Instituto Montessori é coordenado por Luciana Gouveia Carneiro, e esta escola, fundada em modesto espaço na rua Dr. Leonardo, 25 - Centro Histórico/Ponte Nova, hoje localiza-se na rua Assad Zaidan, 21 - Palmeiras.    Tudo isto só foi possível graças ao trabalho, a dedicação e a criatividade de rico universo de funcionários, professores, pais, apoiadores, colaboradores e parceiros, que, cada um do seu jeito, contribui para determinado período da história deste educandário.

   Educar crianças e jovens livres, conscientes, corretos, coerentes, responsáveis, críticos, dinâmicos, autênticos, comprometidos e felizes com o mundo, com sua vida e consigo mesmo.

   Temos como princípio que o Montessori é o lugar para ser feliz, aprendendo a aprender, aprendendo a fazer, aprendendo a viver e conviver, aprendendo a “SER”.

   O Montessori tem como proposta educativa oferecer ao aluno uma educação integral.

   Visa não apenas à formação intelectual, mas também à formação da “pessoa” como um todo.

   Forma a criança e o jovem, despertando suas habilidades, potencialidades e segurança para enfrentar desafios, com um conhecimento atual, consistente e eficaz .

  Prioriza o ensino de qualidade, acentuando os valores éticos, oportunizando o pensar, sentir, agir e refletir.