Diretora Pedagógica: Luciana Maria Gouveia Nogueira Carneiro
Autorização 805760
Tudo começou com o projeto educacional com aulas de pré-escola implantado, em Ponte Nova, pela pedagoga Maria Christina Fonseca Penna, a partir de 5 de fevereiro de 1985, tendo como entidade mantenedora a Sociedade Cultural Orlando Fonseca. Este marco no ensino pontenovense ultrapassou fronteiras geográficas, reforçando os pilares da educação montessoriana, estruturada por Maria Montessori (*1870 / +1952), a primeira mulher italiana a se formar em Medicina. Anos depois, a escola tem turmas de ensino infantil, fundamental e médio, comemorando excelentes índices de aprovação de seus estudantes em vestibulares e exames similares. Para tanto, foram diversos os fatores de evolução, e, de fato, um deles foi a implantação, em 3 de janeiro de 1993, da Cooperativa Educacional dos Funcionários do Instituto Montessori. Verificou-se processo inédito no Estado, tendo funcionários e professores como autogestores. Hoje, o Instituto Montessori é coordenado por Luciana Maria Gouveia Nogueira Carneiro, e esta escola, fundada em modesto espaço na rua Dr. Leonardo, 25 - Centro Histórico/Ponte Nova, hoje localiza-se na Av. Francisco Vieira Martins, 480 - Palmeiras, Ponte Nova- MG. Tudo isto só foi possível graças ao trabalho, a dedicação e a criatividade de rico universo de funcionários, professores, pais, apoiadores, colaboradores e parceiros, que, cada um do seu jeito, contribui para determinado período da história deste educandário.
Educar crianças e jovens livres, conscientes, corretos, coerentes, responsáveis, críticos, dinâmicos, autênticos, comprometidos e felizes com o mundo, com sua vida e consigo mesmo.
Temos como princípio que o Montessori é o lugar para ser feliz, aprendendo a aprender, aprendendo a fazer, aprendendo a viver e conviver, aprendendo a “SER”.
O Montessori tem como proposta educativa oferecer ao aluno uma educação integral.
Visa não apenas à formação intelectual, mas também à formação da “pessoa” como um todo.
Forma a criança e o jovem, despertando suas habilidades, potencialidades e segurança para enfrentar desafios, com um conhecimento atual, consistente e eficaz .
Prioriza o ensino de qualidade, acentuando os valores éticos, oportunizando o pensar, sentir, agir e refletir.